sábado, 30 de abril de 2016

Só Tu (Paulo Setúbal) - Poema de Laços de Família

E agora, com a reprise da novela "Laços de Família" (2000 - 2001), de Manoel Carlos, vemos citado novamente, e tantas vezes, o poema que, na minha opinião, fora eternizado por causa do folhetim. 

Camila e Edu apaixonam-se ao som de Balada do Amor Inabalável, do Skank, e envolvidos pelo poema Só Tu, de Paulo Setúbal.


Eu, particularmente, quando escuto este poema, sou levada à minha pré-adolescência e recordo-me de tantas coisas que se passaram e do poema copiado em meu diário. 
Que saudade!

Mas, você sabia que este poema não apareceu recitado e embalando amores pela primeira vez em Laços de Família? Sim, caro leitor! Em outra novela, Manoel Carlos já havia exposto Só Tu. Isso aconteceu em a Sucessora, folhetim das 18h exibido entre os anos de 1978 e 1979, cuja cena retrata o poema escrito pela personagem Luiza a seu amado, e até então impossível amor, Miguel. Confira o poema e a recitação de Luiza a seguir!

Beijos!


                                                                          Laços de Família 

Só Tu 

(Paulo Setúbal)


De todas que me beijaram,

De todas que me abraçaram,

Já não me lembro, nem sei...

São tantas as que me amaram!

São tantas as que eu amei!



Mas tu - que rude contraste!

- Tu, que jamais me beijaste,

Tu, que jamais abracei,

Só tu, nest'alma, ficaste,

De todas as que eu amei.






11 comentários:

  1. Ah,que nostálgico.Eu tinha 10 anos na época que conheci através da novela e decorei. Porém esqueci com o tempo e reencontrei aqui em seu blog. Obrigada 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb o decorei o na época da novela, Suelen. Lembro que tinha escrito-o numa agendinha, copiando correndo enquanto era recitado pelo Edu, no folhetim. rsrs' Realmente, muito nostálgico. Eu que agradeço pelo comentário. 😘

      Excluir
  2. Eu também ouvi pela primeira vez na novela Laços de família é amei.

    Hoje me deu uma nostalgia me lembrei
    do poema bons tempos lembro me que eu tinha na agenda gostava tanto.

    ResponderExcluir
  3. Lembro-Me de decorar no jornal, após a citação na novela. . Lembro até hoje é ainda me emociono...As vezes me pego rabiscando folhas em branco, e quando leio, é o poema! Saudade Boa. Obrigada por cita-lo novamente!

    ResponderExcluir
  4. Este poema marcou minha vida. É a minha história,linha por linha.Saudades eternas.

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha 15 anos na época era apaixonado por uma menina chamada Gisele estudava no mesmo colégio que eu porém era do terceiro ano, foi um amor platônico, mais eu lembrei desse poema do nada assistindo um filme chamado a casa do lago.

    ResponderExcluir
  6. Este poema leva a gente, em pensar o que é o verdadeiro AMOR, quando se ama, antes de estar e ficar é imaginar como seria, muito lindo!
    Só tu, ( Paulo Setubal)para imaginar o que é um imenso amor, mesmo que seja somente uma ficcão.

    ResponderExcluir
  7. Hoje foi citado de novo, maravilhoso relembrar. 👏👏👏

    ResponderExcluir
  8. Este poema não é de Fernando Pessoa?

    ResponderExcluir
  9. Há fontes que indicam Fernando Pessoa como autor do poema SÓ tu

    ResponderExcluir
  10. Eu ganhei de presente este poema em 1966. Eu sou norteamericano, nascido em New York City em 1949. Em 1966 passei o ano morando em Tatuí - terra natal de Paulo Setubal - como bolsista, e fiquei hospedado com uma família de Tatuí. Naquele tempo achei bonito "Só Tú" e memorizei o poema. Mas, durante muitos anos eu nunca achei que "Só Tú" era profundo. Com 45 anos de idade eu tive uma experiência que meu deu um "insight" na profundeza de Só Tu. É poesia genuina!

    ResponderExcluir